BTTrolando
  • Home
  • Blog
  • Travessias
  • Track GPS
  • Truques e Dicas
  • Filmes
  • Contactos
  • Home
  • Blog
  • Travessias
  • Track GPS
  • Truques e Dicas
  • Filmes
  • Contactos

Maúnça, Senhora do Monte e Fontes

27/10/2013

0 Comentários

 
Picture
Bela manhã de Outono! Provavelmente uma das mais serenas de que tenho memória das minhas lides de BTT. O céu azul adornado de uma outra nuvem em cambiantes de cinza e pouco ou nenhum vento se fazia sentir às 07:30, agora oficialmente hora de inverno...

O primeiro agrupamento foi feito, pelo Tozé, Brota e RTPedro junto à igreja do Pilado com partida prevista para as 07:45 e com marcha programada pelo vale do Liz até ao parque radical em S. Romão – Leiria, ponto de encontro para completar a equipa de hoje: Alexandre, Cito, Rui, Helder Modesto e ainda a agradável presença do Amilcar Roldão. O tiro de partida foi ajustado para as 08:30.

O passeio de hoje levou-nos a um dos recantos mais emblemáticos da nossa região: a Senhora do Monte e a Maúnça situados no extremo norte do maciço calcário Estremenho que inclui no perlongamento a sul as serras D' Aire e Candeeiros - aqui nasce o rio Liz junto à localidade de Fontes na freguesia de Cortes em Leiria, mas já la vamos!

A saída da cidade de Leiria é feita por alcatrão e rapidamente se revelam os primeiros espaços rurais. São os vinhedos do Vidigal e Cortes que marcam a presença nas encostas circundantes e no vale do rio Liz.

No Vidigal surgem os primeiros trilhos em terra, os famosos trilhos da Curvachía, para logo de imediato iniciarmos a primeira subida do dia, por zonas de mata de carvalhos, pinheiros e eucaliptos até ao Soutocico.

PictureRui Santos
Desta localidade saímos em direção a sul pelo vale até à Chainça, em caminhos de pedra que requerem alguma atenção em particular depois de algumas chuvadas e é mais ou menos a meio deste vale que damos inicio à subida pela vertente nascente até a alto ao Maúnça.

… subidas são subidas e esta só termina no marco geodésico junto às antenas! Recuperado o fôlego é momento de tirar umas fotos de grupo e de apreciar a paisagem, de onde se destacam a poente o pinhal de Leiria (pinhal do Rei para alguns) e a norte o vale do Liz.

PictureHelder, Rui e Alexandre
Descemos da Maúnça em carreiros de montanha e subimos em estradões em direção ao monte vizinho da Senhora do Monte. No que se refere a subidas tudo estava feito... faltava descer até as fontes, o que nem sempre é tarefa fácil. Para começar foi necessário descer a Senhora do Monte num carreiro barrento de inclinação variável e mais ou menos acentuada, ladeado de pedras, moitas, troncos queimados e forrado de algumas lajes que requerem alguma perícia, ou então a certeza de uma descida rápida e descontroladamente perigosa... isto até meia encosta.
Depois a aproximação final à nascente é feita primeiramente num estradão e as ultimas centenas de metros em carreiros de encosta igualmente barrentos e piso de pedra irregular com cotovelos e “drops” para todos os gostos e níveis de técnica e adornados de uma mata de carvalhos e medronheiros que fazem a delicias de qualquer praticante de BTT e também dos muitos adeptos de caminhadas que por ali se deixam “perder”...

O momento foto junto às nascentes marcam o final deste passeio, seguido de um merecido lanche no café nas Fontes à beira do rio Liz...

Como alguém do grupo terá dito, foi um “perfect day” em todos os parâmetros de avaliação. Grandes trilhos nos percursos mais exigentes na zona de montanha, optima e bem disposta companhia com os resmunganços habituais sempre que se enfrentam descidas invertidas e uma temperatura perfeita para andar de bicicleta. O meu obrigado e quando pudermos, vamos repetir....

Texto: RTPedro
Fotos: ToZé + RTPedro
Roteiro: Helder Modesto
0 Comentários

O regresso à Serra

20/10/2013

0 Comentários

 
 Imagem
Durante a semana acompanhamos a metrologia pelos sites específicos a fim de sabermos se iríamos ter a tão desejada manha de BTT. Felizmente o S. Pedro proporcionou-nos uma magnifica manha para a pratica deste desporto.
 Imagem
Encontro às 8h15 na vila de Porto de Mós.

Hoje como navegadores da nau:

    Hélder Modesto; Massi
    Hélder Ferreira; Specialized
    Menezes; Scott
    Rui; Canyon
    Tó-ze; Scott

Sem atrasos iniciamos a nossa volta, com passagem pelo Alqueidão da Serra. Parte inicial em alcatrão, o que não quer dizer que fosse mais fácil, isto porque os 7 km iniciais foram sempre a subir, dos 175 mts aos 479 mts de altitude.

Algumas subidas com pedra "solta" e de seguida por estradões até aos Moinhos de Energia Eólica. Local com uma vista espectacular.

Local conhecido pelo miradouro de Alqueidão da Serra, onde fizemos uma pequena paragem para tirarmos uma fotografia do grupo.

 Imagem
A Anta do século XX....
Ao 13 Km entramos nos trilhos do Percurso 3 do Centro de BTT da Batalha - Pia do Urso.
Sempre por bons trilhos, bons single tracks, sempre a rasgar..
Boa satisfação no grupo, para uns já não era novidade para outros sim, trilhos que para quem repete não se cansa de repetir...

Chegamos à Aldeia da Pia do Urso com bom ritmo e já com a vontade do pastel de nata.
Hora de uma pequena paragem para um pequeno reforço.
Desta vez não tivemos um elemento da povoação para nos contar historias antigas da localidade...

 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
Continuamos por estradões, sempre a rolar, sempre a descer, a dar gás... Mas que caras de alegria se via no grupo. Descer....
Pois é mas o BTT não é só feito de descidas...
 Imagem

Na Barrenta as ditas subidas reapareceram e mais alguns metros a seguir tivemos que transpor alguns obstáculos, não tendo grande dificuldade a nível físico, mas sim um odor próprio que se misturou com o ar puro que vínhamos respirando.

Um rebanho de cabras do Sr. Filipe que por mero acaso até são mais de 200, sem qualquer respeito pelo código de estrada, invasão da via. Algumas pareciam que o seu grau de alcoolemia não seria o mais adequado para andar nas vias circulantes aos "S". :)

Em Covão de Oles, iniciamos mais uma subida em direcção a sul que nos deu ligação por single tracks até a serra das antenas de Porto de Mós.
Descemos pelo lado de Alcaria onde fizemos o vale paralelo à estrada que liga a Mira D'Aire.

Foi uma manha muito bem passada, com trilhos espectaculares e com vistas magnificas.
O meu agradecimento pela companhia dos membros que vieram de mais longe para andarem connosco, Helder Ferreira e Menezes.

Em conclusão: volta a repetir
    Trajecto: 42 Km
    Acumulado: 1.100 mts
    Velocidade média: 14 km/h

Texto: Tó-zé
Fotografias: Tó-zé e Rui

 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
 Imagem
0 Comentários

Nas margens da (antiga) lagoa da Pederneira

12/10/2013

0 Comentários

 
 Equipa de hoje: Tózé, Cito, Alexandre, Helder e RTPedro

A saída com hora marcada às 08:30 no lugar em Fanhais. Há quem diga “Uma vez a Fanhais para nunca mais”, mas para mim este ditado parece não fazer sentido, até porque é um lugar que muitas vezes visito/passo nas minhas voltas de BTT...  inciamos o nosso passeio por estrada de campo e estradões a passar na lateral da ZI do Casal da Areia até ao Casal de Robotim, para a primeira parede do percurso de hoje. Ainda não foi desta que a fiz sem apear antes de chegar aos pomares no topo daquela colina.
Picture


O caminho até a ermida de Santa Rita é feito na sua maioria por estradões e carreiros de deslumbrantes vistas para o fértil vale na cercania de Cós.

Desde a Ermida de Santa Rita seguimos pela borda do monte por carreiros que se escondem por pinhais e bosques de carvalhos até à localidade do Castanheira. Aí pegamos uns estradões de serventia aos campos, um ou outro improviso para atravessar alguns pomares e ribeiros até chegarmos ao lugar de Cós.

Domingo, dia de missa e chegamos à hora dos fieis sairem do velho e agora escuro mosteiro de Cós... fiquei com aquela boa sensação de ter feito uma viagem no tempo... algures até aos anos 50 ou 60 do século passado...

Na Póvoa paramos para o habitual reforço nestas voltas.
Enquanto alguns roçavam os calções de Lycra nas cadeias do Café “Sapateiro” eu deixa-me perder nas historias do septagenário Sr. Fernando que me contava lendas da sua freguesia, nomeadamente da existência de túnel que as monjas usavam para ligar o mosteiro de Cós com o mosteiro de Alcobaça. Sabe lá Deus a pretexto de quê...

Povoa até a Maiorga por caminhos de pinhal e eucaliptos. De Maiorga às termas da Piedade por estadas rurais emolduradas de pomares. Passagem sorrateira pelo o hotel das termas, como se fosse possível alguém não reparar um pelotão de 5 cavalheiros em fatos de Lycra, para um pouco mais à frente pararmos a marcha. Alguém estourara com o desviador traseiro de tal forma e modo que até a cassete sofreu danos... valente Cito! Valente homem que teve de solicitar os serviços de reboque lá e casa e a voltar a pé até à estrada principal.

Faltava a subida até às ruínas Romanas de Parreitas! Traídos pelo Google Earth ainda fizemos mais uns metritos de acumulado não previstos nesta volta, mas por outro lado o improviso resultou nuns singles merecedores de próximas visitas.
Picture
Picture


Saímos do Castro de Parreitas por caminhos na mata até a leito da antiga lagoa da Pederneira, onde fizemos a ligação pelos actuais campos em estradas para o serviço rural, bem quase até à foz do rio Alcoa, já perto do porto de abrigo da Nazaré.

Derradeira subida até à Pederneira. A paisagem a poente é simplesmente deslumbrante! É magnifica a vista para Nazaré e seu promontório até a rochedo do Guilhim.

No regresso a Fanhais seguimos por estradão em bom ritmo! Ainda fomos brindados com uns metritos com alguma areia numa zona de ligação à saida das Pedreiras mas nada que fizesse mossa nos gémeos dos "atletas"!
Picture
Dia de temperatura agradável ao lado de 4 Jersyes dos BTT Rolando!
A repetir sem dúvidas... e obrigado pela vossa paciência e companhia...
Texto: RTPedro
Fotos: Tóze + RTPedro
Percurso: Wikiloc + GPSies
0 Comentários

    Autores do Blogue

    Tó-zé
    Cito
    Pedro Vidal
    RTPedro

    Arquivo

    Outubro 2019
    Junho 2019
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Maio 2018
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Junho 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.